A UJES vem nos últimos dias preparando o XV ConUJES, congresso que definirá os próximos rumos da entidade, que ocorrerá em 1 de Outubro no Sindicato dos Servidores Municipais de Joinville (SINSEJ).

A eleição dos delegados nas escolas vem sendo um sucesso, já tendo sido executada nas escolas estaduais João Rocha, Jandira D'avila, Tufi Dippe e Juracy Maria Brosig.

A UJES, com intuito de realavancar as lutas secundaristas na cidade (como o Passe-Livre estudantil e a federalização da Univille), ainda pretende fazer a tiragem de delegados em várias outras escolas. Informações sobre tais tiragens virão após suas execuções."

Luis Alfredo da Silva
Presidente do Gremio JR


O Enem se transformou no vestibular oficial das universidades federais e da maioria das faculdades particulares e estaduais

clique para ampliar
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, divulgou há poucos dias que o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aumentou consideravelmente de 2010 para este ano. O Enem teve mais de 6,2 milhões de inscrições, segundo informações do MEC. O exame anterior teve 4,6 milhões de inscritos.

As provas ocorrerão em 22 e 23 de outubro e serão realizadas em 12 mil locais, 140 mil salas de aula em 1.599 municípios. Dos inscritos, 5,4 milhões foram considerados aptos a participarem do exame, ou seja, pagaram a inscrição e preencheram corretamente o formulário. O processo de isenção da taxa de inscrição, que custa R$ 30, é muito burocrático e deixa muitos jovens que não têm condições de pagar, sem este benefício.

No site do Inep assim é explicada a tarefa do exame: “O principal objetivo do Enem é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica (...). Desde a sua concepção, porém, o Exame foi pensado também como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médio e ao ensino superior”. O Enem se transformou no vestibular oficial das universidades federais e da maioria das faculdades particulares e estaduais.

No dia 3 de setembro acontecerá o próximo Cine Debate com o filme Edukators. A atividade ocorrerá no Sinsej às 18hs. Participem!





Militante comunista, 23 anos, Camila Vallejo Dowling lidera o movimento estudantil no Chile em torna da causa da retomada da educação pública no país.
Camila é estudante do curso de Geografia, atuando há cinco anos na Juventude Comunista, foi eleita presidente da Federação Estudantil da Universidade do Chile (Fech). Ela comanda as grandes mobilizações que há dois meses mantém em xeque o governo do presidente Sebastián Piñera, mostrando-se capaz de movimentar milhares de pessoas em protestos pelo centro de Santiago


11 de agosto é o dia do estudante. 
Dia para se relembrar que em 11 de agosto, no ano de 1827 nasceram os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país, o primeiro acesso dos brasileiros a educação. E desde então se luta pelo acesso a uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos!
Queremos agradecer todos os estudantes que lutaram pela educação até aqui e lembrar que essa luta continua, nas escolas, nas universidades, com as entidades e sindicatos estudantis!
Parabenizamos todos os estudantes de Joinville pelo seu dia e convidamos a participarem conosco da nossa luta pelos estudantes!

Feliz dia do Estudante!

A Comissão Organizadora informa que irá realizar nesse sábado reunião do Conselho Municipal dos Grêmios afim de marcar a data do XV° CONUJES.

PONTO DE ENCONTRO: PRAÇA DA BANDEIRA.
HORAS? 16:00 HORAS.

Ecologia e sustentabilidade são palavras da moda. Mas, o que tem por tras delas?

Ecologia, Energia e reatores nucleares

A segunda lei da Termodinâmica e o mito da Energia “renovável”

É surpreendente o que uma palavra pode fazer. “renovável”, “sustentável” se tornaram palavras da moda para explicar toda uma ideologia que defende o atraso econômico como a única saída para a humanidade. Para entender isso, vejamos como se distribui a produção mundial e brasileira de energia :

Tabela (Veja ao final do texto).


O conceito de energia “renovável” ou “sustentável” é o composto pela soma dos itens biomassa tradicional e moderna, energia hidroelétrica e outras energias renováveis, dando um total de 14% da energia mundial e 46% no Brasil.

Mas, se olharmos com cuidado, estes dados incluem desde os fogões de lenha ou o carvão vegetal no Brasil (“biomassa tradicional”), as usinas hidroelétricas e também toda a energia vinda do álcool (etano ou outras denominações), seja este produzido da cana de açúcar ou do milho.