Quatro escolas foram interditadas neste mês de outubro, por descaso do governo municipal e estadual.  Nas escolas há infiltrações, problemas na rede de abastecimento de água potável, problemas na rede elétrica, nos telhados etc.

Cerca de 1400 alunos estão fora da sala de aula por culpa de um sistema falho de governo.

É inadmissível que um governo, tanto o estadual quanto o municipal, não consiga construir escolas decentes e de qualidade para os estudantes. 

O abastecimento de água de três escolas municipais está comprometido pelo problema de abastecimento de captação de água do rio. O problema aparenta ser de recebimento de água suja, onde agora estão tentado fazer um rápido reparo para que essa triste história acabe.

Isso só será possível quando a companhias Águas de Joinville resolver o problema de sujeira nos reservatórios, e a Vigilância Sanitária der um laudo aprovando o serviço, mas isso não foi feito até agora.
Os alunos continuarão sem aula, prejudicados por um ensino que deveria ser de gratuito e para todos. Isso se torna revoltante pelo motivo de Joinville ser a maior cidade do estado de Santa Catarina, sendo que teria condições suficientes para ter escolas de ótima qualidade.

 No caso da escola estadual do bairro Aventureiro, o problema é a infiltração, problemas na rede elétrica e telhas quebradas. Isso ocorre porque as escolas não recebem atenção devida e acabam sendo abandonadas e vão ficando ”velhas”, com estruturas físicas precárias, onde tudo pode desmoronar a qualquer hora.
Bom, esses problemas não se resolvem sozinhos, só serão conquistados a partir da hora que os alunos se reunirem organizadamente e lutarem pelos seus direitos concedidos pela constituição brasileira, com a luta serão conquistados muito mais direitos, não só os citados acima, e não em uma única escola, mas em várias outras entidades publicas de ensino.

E é para isto que a Ujes existe, para ajudar os estudantes em suas lutas por reivindicações em todas as instituições publicas de ensino de Joinville. 

Juliano Lenon da Silva
Diretor de Escola Pública da Ujes

1 Response so far.

  1. Quando sera liberado...´precisamos estudar depois agente que sofre não tendo férias...sabados no colégio...:( preciso de uma resposta urgente...Obg

Postar um comentário