Foto: G1 Santa Catarina

O início do ano letivo, que seria no dia 13, foi adiado para o dia 17 de fevereiro (segunda-feira), pela Gerência Regional de Educação (GERED). A orientação veio do governo do estado. O motivo seria a forte onda de calor prevista para os próximos dias. A previsão é que a primeira quinzena do mês possa chegar à sensação térmica de 50°C.

As escolas estaduais, como já sabemos, não estão preparadas para receber os alunos, na volta as aulas. Muitas das escolas não possuem ar condicionado (ou a fiação não suporta a instalação deles) e os estudantes e professores são obrigados a suportar o calor apenas com ventiladores, isso quando funcionam.

Uma das reivindicações da UJES no último período foram a instalação dos ares condicionados nas escolas. Algumas escolas receberam os aparelhos há algum tempo pelo governo federal, porém, não tem uma fiação que suporta o uso dos mesmos. Outras, ainda não possuem, e não há previsão para a compra.

Após o envio de uma carta de reivindicações ao governo do estado pela UJEs, obtivemos resposta, mas nossas reivindicações não foram atendidas. Eles alegam que a instalação e compra dos aparelhos não está entre as prioridades, e que, mudariam a fiação conforme a reforma completa das escolas.

Começaremos o ano letivo convocando os estudantes para que se mobilizem na sua escola, com o grêmio estudantil e a UJES, organizando atos e campanhas, para que tenhamos condições de estudar em um ambiente adequado.


Dayane de Oliveira Pacheco

Diretora de Imprensa da UJES

0 Responses so far.

Postar um comentário