Os problemas das escolas estaduais de Joinville pautou a assembleia da União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas (Ujes). A atividade reuniu 26 alunos de quatro escolas nesta terça-feira (24/3), ao mesmo tempo que os professores decidiam pela greve da categoria em Florianópolis. A coincidência não foi acidental, sendo esse o tema que guiou as discussões.

A principal decisão do evento foi apoiar o movimento grevista. “Consideramos importante que os professores se organizem para a greve porque suas demandas são as mesmas que as nossas”, enfatizou a presidente da entidade, Stefany Aguiar. Lembrando dos recentes protestos no Paraná, os jovens pretendem organizar mobilizações e debates caso a paralisação seja declarada pelos docentes.


Repressão aos grêmios

Outro tema que pautou as discussões foi a repressão sofrida por parte dos grêmios. De acordo com os relatos, várias direções escolares buscam impedir a organização estudantil. “Sentimos a pressão em vários lugares, que tentavam barrar a conversa com alunos”, afirmou o estudante Henrique da Silva.

As recentes manifestações realizadas na escola Paulo Medeiros foram apontadas como referências para a agitação em outros lugares. “Fizemos um barulho legal que saiu no jornal e televisão. Logo em seguida, os representantes do governo foram até a escola e atenderam nossa cobrança de instalar a fiação elétrica para ar condicionado em três meses, ao invés dos seis, previstos antes”, destacou o presidente do grêmio da escola, Rafael Corrêa.

“Governador Eu Quero”

Uma nova reunião foi definida para o dia 1 de abril, às 19 horas. A atividade ocorrerá no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville (Sinsej). O principal debate será como organizar ações de apoio aos professores e reivindicar pautas. Para isso, a Ujes continuará impulsionando a campanha “Governador Eu Quero”, surgida durante a eleição de 2014.

Com as visitas às escolas, buscarão despertar o interesse em mais jovens sobre a participação em grêmios estudantis. “A tarefa agora é animar os estudantes, pois já não aguentam mais o sistema de educação do governo estadual. Construindo grêmios podemos nos unir com os professores”, ressaltou Stefany Aguiar.

Fotos: Johannes Halter
Contato: Stefany Aguiar 47 9712-9154

0 Responses so far.

Postar um comentário