Aqui estamos de volta às aulas. Um momento agradável, de reencontro com velhos amigos e professores, ou encontros novos. Momento de mudanças, de desafios. 

 Mas há coisas que não mudam há anos. Como o aumento excessivo da tarifa de ônibus durante as férias, o descaso geral dos governos do Estado e do município para com os professores, a sempre iminente chance de greve e a estrutura das escolas pior a cada dia.

 Tudo isso afeta negativamente o início das aulas, mas não devemos nos abalar e entristecer. Essas razões devem nos levar a começar o ano com força e vontade de exigir as melhorias merecidas. Isso não é utopia. Em Cuiabá, Mato Grosso, existe passe-livre estudantil, as escolas federais possuem boa estrutura.



 Dois passos para começar:

 1) O Sinte está em Estado de Greve e esse não é o momento de ficar em casa esperando a calmaria. É hora de ir ás ruas junto com os professores e lembrar ao governo que os problemas da educação também afetam os estudantes. 

 2) Dia 12 de março, às 19 horas, haverá uma audiência para discutir a licitação do transporte coletivo em Joinville. Um jogo de cartas marcadas para legalizar a exploração a tantos anos executada pelas atuais empresas de ônibus da cidade. Quanto mais pessoas denunciarem o verdadeiro objetivo desta audiência, inclusive participando dela com voz contrária à aprovação das falcatruas, maiores as chances de conseguirmos um transporte coletivo público verdadeiramente voltado aos usuários e com passe-livre estudantil.

 Encontramo-nos lá! 

 Luis Alfredo da Silva, tesoureiro da União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas e estudante de Mecatrônica Industrial no IF-SC. 

0 Responses so far.

Postar um comentário