Reunião na SDR Foto: Dayane de Oliveira
A Ujes (União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas) esteve em uma reunião, nesta segunda-feira (22) na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).

Representando a Ujes estavam o presidente da entidade, Luiz Souza Neto e Dayane de Oliveira, Diretora de Imprensa da Ujes. Também estavam presentes a secretária de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm e a Gerente da Educação da Região de Joinville, Dalila Leal.


A reunião teve basicamente dois pontos principais: A reforma da escola Celso Ramos e a parceria do IFSC com o governo na centenária Conselheiro Mafra.

A escola estadual Governador Celso Ramos será mais uma das contempladas com o projeto Ensino Médio Inovador, que possibilita aos alunos a opção do turno Integral, com atividades extracurriculares. O projeto prevê 4,9 milhões para a reforma e ampliação do colégio. Serão incluídos 5 laboratórios, quadra coberta além de outras mudanças. Atualmente há 10 salas inutilizadas no colégio, ao mesmo tempo em que há salas no Conselheiro Mafra com 15 alunos.  Segundo a Gerente da Educação da Região de Joinville, Dalila Leal a reforma do Celso Ramos possibilitará novas oportunidades aos alunos do Conselheiro Mafra.

O segundo ponto é a questão da escola centenária Conselheiro Mafra. Com 102 anos de história a escola é hoje um dos símbolos da educação em Joinville, que está abandonada. Essa semana o governo decidiu fechar as matriculas para o ano que vem. Essa atitude se dá, pois o governo do Estado e o IFSC estão em parceria para que o colégio se transforme em um instituto federal. Segundo Simone Schramm o instituto irá “incrementar” a educação da cidade, dando mais oportunidades, incluso para os alunos do Conselheiro Mafra.

Os objetivos dessas ações são, claramente, trazer os alunos do Conselheiro ao Celso Ramos, já que a escolha do ensino integral é opcional. Além de trazer novas opções aos estudantes, nas escolas centrais.

Para o Presidente da Ujes, Luiz Neto, a preocupação é com os estudantes. Há muito tempo que os alunos veem ataques a educação, escolas fechadas e interditadas em toda a cidade. Os alunos do Conselheiro Mafra não podem ficar desamparados, isso só mostra mais descaso. De imediato, os alunos continuarão com os mesmos problemas, já que a burocracias das obras são muitas. Por enquanto, a posição da Ujes continua. “Continuaremos nos mobilizando, pois os problemas não vão acabar.”, diz Luis Neto.

A reunião terminou com a proposta de um novo encontro. Esta para apresentar a Ujes e ao grêmio do Conselheiro Mafra um Planejamento Regional, com os projetos para o Conselheiro Mafra e o Celso Ramos. A reunião está prevista para essa semana. 


Dayane Oliveira- Diretora de Comunicação da Ujes 


0 Responses so far.

Postar um comentário