Estudantes participaram de debate sobre o grêmio estudantil 


Na ultima terça-feira (16/04/2013) às quatro chapas concorrentes ao grêmio estudantil e a comissão eleitoral do IFSC de Joinville, participaram de um debate sobre o que é o grêmio estudantil. A discussão foi presidida pelo membro do Diretório Central dos Estudantes do Bom Jesus Ielusc, João Diego Leite. O líder estudantil foi ex-presidente da União Joinvilense dos Estudantes Secundarista (UJES) e atualmente é autor de uma cartilha sobre os grêmios estudantis juntamente com outro estudante.

A discussão abordou a importância da organização de um grêmio estudantil semelhante a um sindicato. Para ele, os grêmios estudantis devem organizar assembleias, organizar uma lista de reivindicações é lutar por melhorias na educação. “A principal função do grêmio é organizar a luta dos estudantes”. 

Membros das quatro chapas compareceram. Todos os presentes tiveram uma avaliação positiva em relação ao debate: ”Achei bem legal o debate, aprendi bastante”, diz a estudante do segundo, Neila Carolina Serpa Rengel. 

Após a atividade os membros da comissão eleitoral informaram alguns encaminhamentos para eleição que será no dia dois de maio. Haverá debate no dia primeiro de maio e todas as chapas tem o direito de passar nas salas por 10 minutos para conversar com os demais estudantes. 

Os membros das quatro chapas estão convencidos que independentemente de quem vencer, depois das eleições será realizada uma assembleia com todos os estudantes do IFSC para discutir os problemas da escola e organizar uma pauta de reivindicações. Também ficou acordado que o debate sobre o que é o grêmio estudantil será feito com todos os estudantes da Instituição. 


Ariele Efting estudante do IFSC e diretora da Ujes

0 Responses so far.

Postar um comentário