Nos meses de fevereiro e março  foi distribuído, nas escolas secundaristas a primeira edição de 2013 do Jornal da União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas (UJES). O informativo pretende ser um elo de informação e comunicação dos estudantes dos estudantes de ensino médio da cidade. 


Para a diretora de comunicação da Ujes, Dayane de Oliveira o jornal é importante por conseguir unificar a luta dos estudantes. A líder estudantil também destaca ,"os problemas da quadras, biblioteca, das goteiras  noticiado no jornal ajudam os estudantes a entender que é preciso unidade para mudar a situação, não só da sua escola, mas da educação". 

O jornal é financiado por meio de contribuições dos estudantes, os dirigentes da Ujes acreditam que essa maneira mantém independência da publicação impendido que outros interesses influenciem as opiniões do jornal. "Queremos um jornal que diga a verdade sobre a situação da escola pública e que no ajude a organizar a luta por nossos direitos", afirma Oliveira. "Somente um jornal pago pelos estudantes pode fazer isso". 

A estudante do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Joinville), Ariele Efting descreve a forma como o jornal foi distribuído. "Passamos nas salas e pedimos que os estudantes doem o quanto puderem e quiserem para financiar o jornal". Segundo ela, dessa maneira os estudantes são convencidos a entender a necessidade de um jornal financiado por eles e que defenda seus interesses. 

Veja a primeira edição do jornal da ujes aqui. 


0 Responses so far.

Postar um comentário